Em diversos campeonatos de eSports ou mesmo durante uma partida, muitos jogadores podem ficar boiando com alguns termos de uso comuns em Counter-Strile: Global Offensive, ou mesmo o jogador tenha interesse em conhecer mais sobre o jogo! Pensando nisso, decidimos disponibilizar este glossário, com diversos termos usados no jogo e em outros jogos também.
A comunidade também ajudou com alguns termos, com colaboração de jogadores de diversos grupos de Facebook, como o CS:GO Family e o Brasil CS:GO, dois dos principais grupos de discussão de CS:GO do Brasil.
A
Assault: É o jogador que joga com armas sem scope (aquelas com mira para longe), ou seja, Ak-47 e M4A4.
AIM: Normalmente quando se fala em AIM, a pessoa está falando em pontaria. Um bom “aimer” por exemplo é um cara que tem uma boa pontaria, ou seja, atira bem.
AFK/Away: Quando a pessoa não está no jogo.
B
Bunny Jump ou Bunnar: É quando o jogador dá alguns pulos seguidos, controlando juntamente com o mouse, o que acaba lhe dando uma rapidez um pouco maior e uma movimentação diferenciada. No CS 1.6 este tipo de ato era bem mais popular, pois no CS:GO a própria engine do jogo lhe impede de fazer isso muitas vezes, enquanto no 1.6 você poderia fazer por tempo ilimitado.
Bombsite (B1 e B2): Bombsite é o lugar onde você deve cumprir o objetivo do lado Terrorista, que é de plantar a sua bomba (a c4). Já B1 e B2 são denominações que dão aos dois bombsites que existem no mapa (Todos os mapas de bomba tem um total de dois bombsites).
Backup ou “back”: Quando falamos disso estamos nos referindo a apoio, ou seja, quando um amigo pede para você dar um “back” ele está pedindo sua ajuda naquele local.
Bug, bugou ou bugar: Algum tipo de erro no jogo.
Burst Fire: É um modo de tiro que você pode ativar em algumas armas, que com apenas um click no mouse ela solta 3 balas. Exemplo: Glock (pistola dos terroristas) e Famas (Rifle dos Contra-Terroristas).
Bangar: É a mesma coisa do “Flashar”, que seria o ato de jogar um flashbang (granada que cega)
Boludo: Pessoas que fazem coisas estúpidas (O termo é em espanhol mas acreditem, vão precisar saber este!)
BOT: Bonecos controlados pelo computador
C
Cavalar: Quando um jogador está fazendo muito barulho, principalmente correndo.
Costinha: Costinha é o jogador que tenta pegar seus inimigos sempre desprevenidos de costa. Portanto, quando avisarem “tem costinha” cuidado com a retaguarda!
Capacete: Quando um jogador diz que deu “capacete” no seu inimigo é que ele acertou um tiro no capacete do inimigo, ele não morreu, mas está com baixíssima vida. É o mesmo caso do “mel”.
Coach: É a mesma coisa que treinador, ele ajuda o time nos treinos e nos jogos como um treinador de futebol.
Camper: Jogador que fica em um mesmo lugar por um longo período, esperando que inimigos passem desavisados para que ele possa pegar um abate fácil.
Cheater: Jogadores que usam de programas ilegais para que tenham vantagens no jogo. Por exemplo ver através da parede e etc.
Clan: É a mesma coisa que time.
Console: Painel para inserir comandos manuais no jogo. Esse painel fica acessível a qualquer momento do jogo, basta pressionar aspa (‘).
Cover: Cover é cobertura, ou seja, quando um amigo pede cover é porque ele quer que você proteja ele. Um exemplo de situação que um jogador pede muito cover é quando ele vai desarmar a bomba, nesta hora ele fica totalmente vulnerável, por isso, precisa da sua proteção.
C4: É a bomba que os terroristas tem que plantar nos bombsites.
Carregar/carregado: Quando alguém diz que está “carregando” é que ele está levando o time nas costas, jogando sozinho, este tipo de coisa. Logo, carregado é quem está jogando mal e está vencendo as custas de outro jogador.
Clutch: É quando o jogador encontra-se em uma situação de desvantagem, por exemplo, um 2 vs 1.
Clutch Master: Jogador que costuma se dar muito bem em situações de desvantagem (os clutchs) e acaba vencendo-as.
Cravar a mira: Quando um jogador deixa a mira estática em um mesmo pixel, esperando que um jogador adversário passe por ali.
D
Deathmatch ou DM: São mapas em que você escolhe a arma que irá jogar e ao morrer nasce imediatamente em outro local. Normalmente os jogadores jogam este modo de jogo com o intuito de melhorar a sua mira, já que rapidamente você consegue matar 100 jogadores, enquanto jogando o modo normal você demoraria horas e horas para conseguir este mesmo número de abates.
Defuse/Defusar: Defuse é o item que você compra no jogo para desarmar mais rapidamente a C4 dos Terroristas, portanto, defusar nada mais é que o ato de desarmar a bomba.
Drop/Dropar: É quando pedem para você jogar algo no chão, Normalmente utilizam este termo quando estão sem dinheiro e pedem uma arma para você que está rico “dropa uma arma” ou então quando querem a bomba “dropa a c4”.
E
ENTRY FRAGGER: É uma função atribuida a um jogador, normalmente em time. Este jogador é o cara que está sempre em primeiro quando seu time vai invadir algum bombsite ou dominar alguma região. Normalmente ele acaba virando alvo inimigo e morrendo, para que seu time entre logo atrás e matando seus inimigos (já que não estão sendo alvejados como ele).
Eco: É quando um time decide junto que não irá comprar nada (ou o mínimo de coisas possíveis, como apenas uma pistola) afim de juntar dinheiro para jogar o próximo round 100% equipado.
F
Flashar: É quando você joga uma flashbang (granada que cega inimigos).
Full Controll: É quando você tem total controle da situação. Um exemplo de situação que este termo é bastante usado é quando um jogador está escondido em algum lugar e passa um inimigo por ele, ao invés de matá-lo, ele tem o sangue frio de esperar todos os outros passarem para que ele possa matar todos de costa, com isso, ele teve total controle da situação.
FPS: Frames per Second, ou seja, quados por segundo. Quanto mais alto este número for melhor o jogo irá rodar em sua máquina. O CS:GO inclusive disponibiliza comandos para que você possa deixar um medidor de FPS na sua tela (Net_Graph).
Forçar: Quando todos no time não tem dinheiro suficiente para estar bem equipados, mas mesmo assim decidem comprar o que der e arriscar.
G
GH: Good Half, ou seja, boa metade. Os jogadores normalmente falam isso ao trocar de lado na partida
GL: Good Luck, ou seja, boa sorte.
GG: Good Game, ou seja, bom jogo.
H
Headshot ou HS: É o famoso tiro na cabeça!
HF: Have Fun, ou seja, divirta-se!
HE: Granadas explosivas que causam dano ao inimigo.
HP: Health Point, ou seja, pontos de vida. É o quanto seu personagem está com vida.
I
IN-GAME LEADER ou IGL: É a pessoa que dá as estratégias para o seu time, faz os planos, diz quando deve ir, voltar, o que devem fazer e etc, o famoso capitão! Para ser um um IGL você não precisa ser necessariamente um jogador, muitos coachs (treinadores) tem esta função.
K
Kikar: É quando um jogador é retirado do servidor.
L
Lurker: É uma função atribuida a um jogador, normalmente usada por times. Este jogador normalmente joga um pouco mais separado do time. Ele pode tanto tentar pegar seus inimigos desprevinidos (pois seu time está fazendo barulho em outro bombsite), quanto fazer barulho onde está para que atraia atenção dos inimigos de forma que seu time possa trabalhar mais tranquilo em outra parte do mapa e até tentar segurar o time inimigo em uma certa parte do mapa, para que eles não possam ajudar outra parte atacada.
Lagg: Quando um jogador está com uma alta latência, pode ser devido ao servidor, a internet, a rota da internet e etc.
M
Mel: É quando o jogador dá um tiro na cabeça do inimigo e ele não morre, porém, você sabe que ele está com pouca vida.
Molotovar: É quando você joga uma molotov (granada incendiária) em alguma região do mapa. Normalmente com intuito de tirar o jogador inimigo de uma posição ou impedir que ele passe pelo local que está pegando fogo.
Mix: Um 5 vs 5, nos moldes de um jogo competitivo, porém, que não envolve times.
Mutar: Quando você para de receber mensagens de texto e voz de uma pessoa.
Miado: É quando um jogador tomou dano e está com a vida baixa.
N
Noob: Jogador que não sabe jogar
Ninja Defuse: Quando você desarma a C4 inimiga de forma furtiva, sem nenhum inimigo notar.
Nick: É o nome que um jogador utiliza para identificar-se no jogo. Normalmente são apelidos.
Neide ou Neid: É quando um jogador mata todos os inimigos (5).
No Scope: É quando você atira com uma sniper sem usar sua luneta como auxílio.
O
Overtime: Quando duas equipes empatam (15 a 15) elas jogam uma espécie prorrogação, para definir o vencedor da partida.
P
Pixel a Pixel: Quando alguém fala para você ir abrindo “pixel a pixel” é para você entrar devagar nos lugares, olhando todos os lugares possíveis que seu inimigo possa estar, sem se precipitar.
Pro: Profissional
Pronet: Quando o jogador joga que nem profissional só na internet, mas na lan house não dá bala!
Patente: É o nível que você adquire ao jogar partidas no modo “competitivo”.
Pré-fire: Quando um jogador já começa a atirar antes mesmo de ver seu inimigo. Isso pode acontecer por ele já ter uma informação de onde o inimigo está por exemplo.
Pop flash: São flash bangs que quando jogadas de forma correta, fica quase impossível do jogador adversário ter a reação de vê-la e virar o rosto.
Q
Quickshot ou quick: É quando você atira no inimigo com uma sniper, usando a mira da luneta de forma extremamente rápida. Neste caso o botão da mira é apertado e numa sequência bem rápida o do tiro é apertado logo em seguida.
R
Rushar: Rushar nada mais é do que invadir!
recoil: É a mesma coisa que recuo, ou seja, o coice que a arma dá quando você atira com ela.
Repick: Quando você aparece em um pixel para trocar tiro, consegue sair, mas volta logo em seguida.
Respawn: Quando seu personagem renasce em algum local do mapa (em jogos competitivos você só renasce em sua base, no começo de cada round).
S
Strafe: É o ato de chegar na ponta de uma parede (sem se mostrar para o outro lado) e rapidamente ir e voltar, com a intenção de apenas pegar informação ou fazer o sniper inimigo errar um tiro.
Support: É uma função atribuida a um jogador, normalmente em time. Este player normalmente ajuda seu time com flashbangs (grana que cega), smokes (granada de fumaça) e molotov (granada incendiária). Ele se prepara para tacar estas bombas e taca enquanto seu time está preparado para dominar alguma região. Pois para você mesmo tacar a bomba e depois ir dominar algum local é bem mais demorado, por isso é importante de ter um destes no time.
Smokar: Quando você usa a Smoke (granada de fumaça) para tampar a visão de alguma região do mapa.
Single: É quando você mata seu inimigo apenas com um tiro (normalmente é um headshot)
Sniper: Jogadores que jogam com arma com scope, ou seja, aquelas que não há miras de perto, apenas para longe. Um exemplo de arma no CS:GO seria a famosa AWP.
Skin: O termo é usado quando armas e luvas tem uma alteração na aparência. O item continua sendo o mesmo, mas quando ele tem uma “skin”, ele terá uma coloração/pintura diferente.
Stattrak: São as armas e facas que tem um contador de abates imbutida na mesma. Este contador só funciona com o dono da arma.
Spawn: Lugar onde você nasce no jogo.
Sticker: São os adesivos que o jogo disponibiliza para que você possa comprar e colar em suas armas.
Split: Normalmente este termo é usado para táticas em que o time se divide por dois pontos para se encontrar num terceiro. Um exemplo é famoso (3-2) na Dust_2, que divide os jogadores indo fundo e varanda para se encontrarem na bombsite A.
Smurf: Quando um jogador utiliza uma nova conta, com uma patente bem abaixo da sua principal. Normalmente o objetivo deste player é subir a patente de mais uma conta ou apenas ter jogos mais fáceis.
T
Teamkill ou TK: É quando você causa dano ao seu amigo, podendo matar ou não.
Teamplay: Jogar em equipe.
Tekado: É quando um jogador já sofreu dano, ou seja, ele não está com a vida na sua totalidade.
V
Varado: É quando um jogador mata outro através de algum lugar (parede, caixa e etc).
W
Walk: É quando você anda pressionando shift (tecla padrão) para não fazer nenhum barulho.
X
Xiu: Quando alguém diz pra você ir no “xiu” é a mesma coisa do “Walk”, para você ir sem fazer barulho.
Z
Zagueiro: Quando você joga defensivamente demais, enquanto seu time está a frente tentando fazer todo o trabalho.
Amante de jogos digitais e estudante de Marketing, criei esse site para compartilhar toda a minha experiencia em games com as novas gerações.