O que são as patentes do CS:GO? As patentes são níveis de experiência medido por um sistema.
O sistema de patentes não é tão complexo quanto parece.
O sistema de patentes do CS:GO é uma ótima forma de comparar sua habilidade com a de outros jogadores nas partidas competitivas, mesmo que você esteja voando com os globais ou nadando no mar de pratas.
As patentes competitivas do Counter-Strike vão desde os noobs até a elite, como acontece em outros jogos de esports. Pode esperar, vai ser uma montanha-russa de emoções toda vez que você jogar. O vício no jogo vai ficar enorme quando você subir de patente. O desprezo por ele também vai estar lá quando você cair. A ignorância dos noobs pode mexer com a sua cabeça. O talento da elite pode te tiltar e dar um ataque de raiva.
Silver I (S1)
Silver II (S2)
Silver III (S3)
Silver IV (S4)
Silver Elite (SE)
Silver Elite Master (SEM)
Gold Nova I (GN1)
Gold Nova II (GN2)
Gold Nova III (GN3)
Gold Nova Master (GNM/GN4)
Master Guardian I (MG/MG1)
Master Guardian II (MG2)
Master Guardian Elite (MGE)
Distinguished Master Guardian (DMG)
Legendary Eagle (LE)
Legendary Eagle Master (LEM)
Supreme Master First Class (SMFC)
The Global Elite (GE)
Não importa seu rank ou quão bons são os outros jogadores nas partidas, pode ter certeza de duas coisas: você vai querer tirar um tempo para melhorar seu jogo e sua patente para ter uma experiência mais agradável no CS:GO.
Como recebo uma patente?
Se você é um iniciante no Counter-Strike: Global Offensive, talvez seja preciso guardar um tempinho para receber suas faixas.
Para você ser inserido em um rank com uma conta nova, terá de jogar 10 partidas, onde só pode ter o máximo de duas vitórias por dia. Sim, no início é meio chato, mas foi o método seguro encontrado para evitar formas de enganar o sistema.
Poderá demorar alguns dias para você receber a sua primeira patente, que nunca poderá ser superior a Master Guardian II. A partir daí, você já pode jogar todas as partidas que quiser por dia.
Sistema de ranqueamento Glicko-2
A Valve confirmou que usa uma versão modificada do sistema de ranqueamento Glicko-2. Este é um método de classificação ELO que atribui a pontuação de um jogador entre dois números (2000-3000), em vez de um número fixo (1500). Isto faz com que a classificação seja mais precisa, pois o intervalo entre os números indica uma avaliação mais justa.
Quantos mais jogos você fizer, mais dados você estará dando para o sistema aprimorar o ELO. Então, o Clicko-2 vai reduzindo a diferença entre os dois números para encontrar o rank mais justo.
Contudo, o ELO é um sistema que funciona bem em games em que um jogador joga contra outro. No CS:GO você joga em uma equipe de 5 e o impacto individual é algo mais difícil de classificar. Você pode até matar 3 jogadores, mas provavelmente isso aconteceu porque a sua equipe criou essa oportunidade.
O sistema de níveis vai do 1 ao 40 e é usado apenas como um sistema de recompensas para receber drops de visuais, como skins, e medalhas de serviço. Quando você tiver jogado o suficiente, essas medalhas mudarão de cor a cada 40 níveis que você subir no ano (como o prestígio em Call of Duty). Para desbloquear as partidas competitivas, você precisará primeiro chegar no nível 2 jogando qualquer outro modo criado pela Valve: Casual, Corrida Armada, Demolição e/ou Mata-mata. Chegar no nível 2 te dará acesso ao modo Competitivo, onde estão os melhores do CS:GO.
Nenhuma patente vai aparecer até que você tenha vencido 10 partidas competitivas. Você será colocado em partidas mistas com jogadores de várias patentes, mas na maioria das vezes os jogadores começam nos níveis mais baixos até chegarem pelo menos na metade do caminho das partidas de posicionamento.
Em uma conta nova, você estará restrito a duas vitórias no modo competitivo por dia, até chegar à sua décima. A Valve implementou isso para combater o uso de smurfs (contas alternativas de jogadores de rank alto), mas isso não impede que jogadores criem essas contas. Supondo que você consiga as duas vitórias por dia, sua patente deverá ser concedida no quinto dia de Competitivo. Assim que você vencer 10 partidas nesse modo, o ranking de habilidade finalmente irá aparecer abaixo da sua décima tela de pontuação.
Por ter recebido suas faixas, a patente será mostrada abaixo do seu nome de usuário na tela inicial e, nas telas de pontuação das partidas, à direita dele. Só é possível ver as patentes dos aliados se você estiver em grupo com eles.
Afinal, quais são as patentes?
Imagem via blog do Counter-Strike A hierarquia de jogadores feita pela Valve é composta por 18 classificações, e cada posição indica mais habilidade do que o anterior. As patentes seguem a seguinte ordem, do menor nível para o maior: Prata IPrata IIPrata IIIPrata IVPrata de ElitePrata de Elite Mestre (Prata Mestre)Ouro IOuro IIOuro IIIOuro Mestre (Ouro IV)Guardião Mestre I (AK II)Guardião Mestre II (AK II)Guardião Mestre de Elite (AK Cruzada)Exímio Mestre Guardião (Xerife)Águia Lendária (Águia I)Águia Lendária Mestre (Águia II)Mestre Supremo de Primeira Classe (Supremo)A Elite Global (Global)O que minha patente significa?Os jogadores dividem as patentes em grupos. Em geral, os jogadores têm comportamentos semelhantes aos de outros jogadores de mesma patente, com algumas exceções. Por exemplo, os Mestres Guardiões estão acostumados ao sistema de economia das quatro primeiras rodadas, então é preciso apenas o mínimo de comunicação.
Os “Pratas” estão na base da cadeia alimentar. Essa é a patente em que os jogadores são completamente novatos e quase não há estratégia durante o jogo. Essa faixa de patentes é onde os “smurfs” geralmente estão. Sair da divisão prata é bastante desafiador para jogadores novos por conta dos smurfs.
Os “Ouros” estão entre a maioria dos jogadores e aprendem cada vez mais sobre o jogo, sobre a economia, padrões de spray, smokes, pop-flashes, etc. As patentes altas de Ouro são um marco real que indicam um jogador acima da média. Os que só pensam em “sentar o dedo” sem estratégia são vistos aos montes no Ouro, o que significa que eles até conseguem mirar e matar os inimigos, mas não têm noção de jogo para evoluir.
Se você vir “Mestre Guardião” no seu rank, os jogadores costumam ser mais experientes. Eles já têm conhecimento sobre sprays, momentos de compra econômica (eco), execução nos alvos de explosão com utilitários e coordenação para retomadas (retakes). Ir além das patentes de AK requer aperfeiçoar as habilidades, aprender com os erros e fazer mudanças extras no estilo de jogo para evoluir.
Qualquer rank acima de Xerife (de Águia até Global) é onde mora a elite do Counter-Strike. Esses caras são muito, muito bons em achar formas de te matar.
Conforme você sobe de patente, os jogadores terão mais conhecimento sobre o jogo. Algumas vezes pode até parecer que eles estão usando hackse cheats. É normal chegar a essa conclusão. Não deixe isso te desanimar. Use como motivação para melhorar no jogo. Como subo de patente?Subir sua patente é bem prático: se você vencer partidas suficientes, sua patente sobe. Perder jogos te faz cair de patente.
O CS:GO segue um sistema de ranking Glicko-2 modificado, de acordo com a Valve. Em resumo, esse algoritmo avalia as habilidades do jogador como um todo, tomando como base a influência dele na rodada e se seu time venceu ela. Fatores como eliminações, mortes, MVPs, assistências, dano causado e bombas armadas afetam um valor numérico oculto que determina seu posicionamento em um rank. Um padrão geral para se seguir durante a partida é jogar para vencer a rodada, não para conseguir eliminações. A quantidade de eliminações que você tem não importa muito se sua equipe perder sem parar. Essas eliminações só fazem diferença a longo prazo para evitar que você caia de patente. Como subo de patente com eficiência?A melhor forma de subir de patente rápido é jogar com jogadores que têm o mesmo objetivo. Jogadores que entram na fila com outros jogadores sérios têm mais chance de vencer mais rodadas e até a partida do que cinco jogadores que entraram na fila sozinhos. A melhor forma de encontrar esses outros jogadores sérios é fazendo amizade com eles nos servidores comunitários ou de terceiros.
É muito recomendado que você não entre na fila sozinho se leva sua patente a sério, já que é arriscado encontrar trolls(jogadores que perdem a partida de propósito) ou outros que não ligam para vitórias. Entrar nas filas sozinho (solo queue, em inglês) é complicado e favorece a perda de patentes devido à competitividade variável dos jogadores. Vendo o sistema como um todoSua patente não é tudo. Ela é só um nome arbitrário que define como outros jogadores te veem. Se você focar em melhorar no Counter-Strike em vez de vencer, subir de patente será natural