Apesar de os rumores estarem circulando frequentemente sobre uma sequência de The Last of Us, o anúncio de Part II na PlayStation Experience foi muito gratificante para quem queria ver uma continuidade do que vimos na geração passada. Além de trazer um trecho muito interessante e empolgante, o vídeo lançou uma teoria no ar: Joel está morto.
Você pode se perguntar: “ué, mas ele aparece nas últimas cenas; como isso é possível?”. Aparentemente, trata-se apenas de uma alucinação de Ellie, que possivelmente estaria buscando vingança pela morte do antigo protagonista, já que a nova protagonista nunca olha diretamente para o personagem e o rosto dele nunca é mostrado na frente da câmera. Além disso, a gota de sangue que escorre no rosto da protagonista poderia ser interpretada como uma analogia à lágrima. Certamente, devemos ressaltar: trata-se apenas de teorias que circulam a internet.
Um dos combustíveis desse rumor é suprido pela conversa que Neil Druckmann, da Naughty Dog, teve com o Kotaku, dizendo que, se o primeiro jogo era sobre o amor e a relação de Ellie e Joel, o segundo seria sobre o ódio da garota. Contudo, o que a deixaria tão furiosa assim senão a morte de seu amigo? Há outros motivos, claro, mas esse é um forte candidato.
Teorizando e filosofando: reações contrárias
Se há muita gente que acredita que Joel está morto, existe uma força igualmente poderosa que vai na direção contrária. Muitos jogadores acham que utilizar a técnica de vingança por um amigo próximo é algo cliché e previsível demais para uma empresa no nível da Naughty Dog, que trouxe uma aventura emocional que fugiu das técnicas de roteiro mais batidas da indústria. Afinal de contas, essa jogada de narrativa foi levemente explorada no primeiro game, mas acabou desviando do previsível (quando o herói está machucado no inverno).
Joel está morto?
Além disso, alguns usuários do Reddit acreditam que não seria uma alucinação, já que ele é retratado andando pela casa e passando por diversos cômodos do local, inclusive com uma arma na mão. Se ele realmente estivesse morto, faria mais sentido ele aparecer em um corte de cena, de maneira mais repentina.
Afinal de contas: Joel estaria morto, morreria no caminho do jogo ou é só uma teoria?
Há quem fique no meio termo também: Joel não está necessariamente morto, pois o jogo poderia começar de uma forma mais tradicional, sem um grande problema e em uma vida pacata dos dois, mas que futuramente culminaria em uma tragédia envolvendo a morte do personagem.
Há muito terreno criativo aqui para as pessoas plantarem as sementinhas férteis da imaginação. Poderia ser que os Vagalumes voltaram por Ellie e acabaram matando Joel no caminho? Seria a raiva de Ellie relacionada ao final do primeiro game (não vamos dar spoilers, mas se você jogou, sabe o que acontece com ela)? Faça o seguinte: deixe o seu comentário abaixo expondo os seus pensamentos e as suas teorias pessoais.
Fontes: Mobile & Apps
Amante de jogos digitais e estudante de Marketing, criei esse site para compartilhar toda a minha experiencia em games com as novas gerações.