Playstation 2

PlayStation 2 (oficialmente abreviado como PS2) foi o segundo console produzido pela empresa Sony, após o PlayStation original. Foi lançado no dia 4 de março de 2000 no Japão, no dia 26 de outubro na América do Norte, e posteriormente, no dia 24 de novembro na Europa e 3 de dezembro no Brasil. Após um lento primeiro ano, o PlayStation 2 cresceu a ponto de tornar-se o console mais vendido da história dos videogames.

Devido à imensa popularidade em todo o mundo, o console, assim como seus jogos, continuaram a ser fabricados mesmo após o lançamento do seu sucessor, o PlayStation 3. Somente depois de 13 anos do seu lançamento, às vias do anúncio do PlayStation 4, que o jornal japonês Asahi Shimbun anunciou o encerramento da fabricação do console no Japão no dia 30 de dezembro de 2012. E no dia 4 de janeiro de 2013, o jornal britânico The Guardian anunciou que a Sony cessou a produção dos consoles PlayStation 2 no mundo inteiro.

O último jogo lançado para Playstation 2 foi Pro Evolution Soccer 2014 em 8 de novembro de 2013.

De acordo com dados provenientes da Sony de 31 de janeiro de 2011, o PlayStation 2 vendeu mais de 154 milhões de unidades, e teve mais de 3800 títulos disponíveis.

 

História

O sucessor do PlayStation é anunciado pela Sony em março de 1999 e lançado um ano depois no Japão, em 4 de março de 2000. Na América do Norte, o evento ocorre no dia 26 de outubro do mesmo ano. A notícia causa estrondosa repercussão em todo mundo, a ponto de esvaziar lojas ainda no dia de seu lançamento e, devido a atrasos na fabricação, apenas alguns milhões de pessoas obtêm o console até o final de 2000. Outra opção era comprar o console na internet através de sites de leilões, como o eBay, onde ele era vendido por até mil dólares.

Inicialmente, o PS2 tem muitas unidades vendidas com base na força da marca PlayStation e da compatibilidade com a versão anterior, com mais de 980.000 unidades comercializadas no Japão em 5 de março de 2000, um dia após o lançamento. Mais tarde, a Sony adiciona novos kits de desenvolvimento para desenvolvedores de jogos e mais unidades de PS2 para os consumidores.

A Sony, ao contrário da Sega durante as vendas do seu Dreamcast, a qual parecia dar maior ênfase ao suporte online apenas aos seus jogos iniciais e, então, coincidindo com o lançamento do Xbox Live, decide criar o periférico PlayStation Network Adapter no final de 2002, enquanto o jogo SOCOM: U.S. Navy SEALs torna-se o primeiro a ter suporte a gameplay online. Por possuir uma saída para a conexão de um HD interno, o Network Adapter possibilitava aos usuários baixar expansões, mapas e conteúdos adicionais para certos jogos.

Em setembro de 2004, na mesma época do lançamento de Grand Theft Auto: San Andreas, que viria a ser o jogo mais vendido do console, a Sony revela um novo modelo de PS2, mais fino, chamado PlayStation 2 Slim e, em preparação para o lançamento desses novos modelos, a empresa deixa de fabricar os originais.

A empresa anuncia, mais tarde, que a partir de 1 de abril de 2009, o PS2 custaria 99,99 dólares no varejo. Mais tarde, anuncia também que jogos de sucesso do PS2 seriam relançados em 2012 na série PlayStation 2 Greatest Hits.

O PlayStation 2 foi o console de mesa mais vendido da 6°geração, ultrapassando as vendas do Gamecube e do Xbox e se tornando também o console mais vendido de todos os tempos.

 

Online

Ver também: Lista de jogos online de PlayStation 2

Era possível jogar online no PlayStation 2 com o auxílio de um modem. O jogador precisaria ter uma conexão de banda larga e um adaptador de rede (uma espécie de módulo do PlayStation 2 que adiciona modem e Ethernet ao aparelho), que era vendido separadamente nos modelos originais do aparelho, de modo que as versões Slim já vem com tal adaptador embutido. Há uma seleta gama de jogos que davam para se jogar online incluindo um aplicativo de videoconferência que utiliza a câmera EyeToy mas a câmera EyeToy não funciona mais devido ao fechamento dos servidores oficiais e os jogos só funcionam em servidor alternativo aplicando patch na imagem do jogo ou pelo Xlink Kai nos jogos que possuem modo LAN.

Todos os jogos de PS2 lançados depois de 2003 são protegidos pela Rede Dinâmica de Autenticação (DNAS). O objetivo deste sistema é evitar a pirataria e trapaças. O DNAS impediria cópias ilegais ou cópias modificadas de se conectarem a internet mas pode ser quebrado aplicando patch na imagem do jogo apontando para um servidor alternativo.