Horizon Zero Dawn: Saiba como tudo começou no mundo pós-apocalíptico de Aloy Capa

Horizon Zero Dawn: Saiba como tudo começou no mundo pós-apocalíptico de Aloy

A história de Horizon Zero Dawn começa com uma menina deixada pela mãe. Aloy nasceu em uma das tribos humanas, os Nora, que idolatram a natureza como a “Mãe-de-Todos”, mas foi banida assim que veio ao mundo. Órfã, ela acaba adotada por outro banido, Rost. Quando criança, Aloy cai acidentalmente nas ruínas de uma base subterrânea dos antigos e encontra um Foco, aparelho que lhe permite escanear objetos e criaturas para obter informações. Querendo descobrir quem foi sua mãe, Aloy passa os próximos anos de sua vida treinando intensamente para participar de um ritual de aprovação dos Nora cujo vencedor não só se livra do banimento, como ainda ganha o direito de fazer qualquer pergunta às matriarcas da tribo.

Na véspera do torneio, Aloy descobre um visitante, Olin, que também tem um Foco, mas ele reluta em explicar onde o encontrou. Depois, Aloy se sagra campeã, mas os Nora são atacados por dissidentes dos Carja, uma tribo que idolatra o Sol. Rost surge e se sacrifica para salvar Aloy, que é mais tarde resgatada pela matriarca Teersa, a única que nunca a destratou por ser banida. Após acordar, Aloy examina um Foco que pegou de um Carja e descobre que Olin a espionou para eles com seu aparelho. Ela visualiza também uma mulher antiga muito parecida com ela. Teersa revela que Aloy foi encontrada ainda bebê dentro da montanha que os Nora acreditam ser o ventre da Mãe-de-Todos – na verdade, é apenas uma base dos antigos – e que, embora ela tenha visto isso como uma dádiva da deusa, as demais matriarcas interpretaram como uma maldição e a baniram imediatamente. Aloy se aproxima do local onde foi encontrada e tenta abrir uma porta que ninguém jamais conseguiu abrir, em vão.

Buscando respostas para sua origem e vingança pelo ataque à sua tribo, Aloy é declarada Emissária pelas matriarcas e parte para Meridian, capital dos Carja. Lá, descobre que Olin foi coagido a cooperar com os assassinos – membros de uma organização denominada Eclipse que servem a uma divindade conhecida como HADES – e que a semelhança de Aloy com a mulher vista nas imagens é o motivo pelo qual ela virou um alvo.

Horizon Zero Dawn: Saiba como tudo começou no mundo pós-apocalíptico de Aloy

Um homem chamado Sylus começa a se comunicar com Aloy por seu Foco e guia a protagonista por uma jornada na qual eles descobrem a origem das máquinas e o que levou os antigos ao seu fim. Em meados do século XXI, robôs de combate criados pela empresa Faro sofreram uma falha de programação que os deixou hostis. Multiplicando-se rapidamente e consumindo biomassa como combustível, eles logo deixaram a vida na Terra à beira da extinção. A mulher parecida com Aloy, Elisabet Sobeck, era uma gênia da robótica que trabalhava para a Faro até esta começar a fazer máquinas de guerra. Quando a falha foi detectada, ela foi chamada pelo dono da empresa, Ted, para pensar em uma solução, mas concluiu que o processo era irreversível e que a vida na Terra extinguir-se-ia em menos de dois anos. Como alternativa, contudo, ela bolou o Projeto Zero Dawn, que criaria uma forma ultra-avançada de inteligência artificial denominada GAIA. GAIA seria capaz de projetar e produzir máquinas por conta própria para restaurar as condições de vida no planeta, recodificar as máquinas hostis para que adormecessem e garantir a sobrevivência de clones humanos que repovoariam o planeta. Eventualmente, Elisabet se sacrifica para garantir a continuidade do projeto quando uma escotilha defeituosa no QG do projeto requer que alguém a lacre manualmente pelo lado de fora (e fique impedido de entrar de novo) antes que as máquinas detectem as instalações.

GAIA tinha vários subsistemas, incluindo APOLLO, que catalogava todo o conhecimento humano acumulado até então para que os clones não cometessem os mesmos erros de seus antepassados. Contudo, Ted acreditou que tal conhecimento seria prejudicial aos clones e decide, unilateralmente, deletar tudo e assassinar toda a equipe após a morte de Elisabet, revelando por que os novos humanos vivem como na pré-história.

Aloy descobre também que HADES é outro dos subsistemas de GAIA e que tinha como função promover uma extinção controlada caso as condições de vida no planeta não se mostrassem propícias para a sobrevivência humana e o processo tivesse de começar de novo. Ela também obtém a chave para abrir a porta dentro da Mãe de Todos.

Lá dentro, ela descobre uma instalação onde os clones humanos responsáveis por repovoar a terra foram educados por robôs e hologramas até serem soltos na natureza. Aloy visualiza uma mensagem urgente de GAIA na qual ela avisa que foi corrompida por um código malicioso que tornou HADES autoconsciente e que a entidade tentaria reverter os processos de terraformação e eliminar todos os humanos. Convertendo caldeirões e na DLC The Frozen Wilds, descobre-se que outro sistema de GAIA, HEFESTO, se rebelou contra os humanos e tornou as máquinas hostis para que parassem de atacar seu sistema de terraformação em busca de metal e peças. Numa última tentativa de garantir a recuperação da Terra, GAIA provocou uma sobrecarga em seu reator principal que objetivava destruir HADES e ela mesma, mas a entidade conseguiu escapar. Antes de se autodestruir, GAIA gerou um clone de Elisabet – Aloy – na esperança de que ela crescesse e, com o DNA de Elisabet, pudesse entrar nas instalações Zero Dawn, recuperar GAIA e reiniciar o sistema.

Aloy obtém de Sylus um equipamento para purgar HADES e retorna para Meridian onde uma grande batalha contra os Eclipse e máquinas controladas por eles acontece. As forças inimigas são derrotadas e HADES é encerrado. Depois, Aloy localiza o cadáver de Elisabet e ouve sua última conversa com GAIA. Numa cena pós-créditos, é revelado que HADES ainda está ativo, mas aprisionado por Sylus, que pretende interrogá-lo para saber quem enviou o código que o tornou autoconsciente.

Horizon Zero Dawn é um jogo exclusivo do PS4 que foi lançado em 2017. O jogo virou rapidamente um dos mais queridos dos jogadores de PS4 ainda mais após a DLC The Frozen Wilds.

Você já jogou Horizon Zero Dawn? Já platinou? Depois de conhecer a história você pode conquistar todos os troféus

Amante de jogos digitais e estudante de Marketing, criei esse site para compartilhar toda a minha experiencia em games com as novas gerações.