Gamer rapaz jogando Videogame GamerPlay

O que é Gameplay? Saiba mais sobre o gameplay aqui na XP Gamer

O que é um Gameplay?

O mundo dos videogames para muitas pessoas é coisa de criança, para outras é um verdadeiro mistério e para um grande grupo é paixão a primeira vista. Expressões típicas do mundo dos jogadores são trazidas a tona quase que diariamente e muitas pessoas que não vivem ou convivem neste universo, acabam ficando sem entender.

Entrando no mundo dos videogames

Vive-se em um mundo cada vez mais tecnológico e isso faz com que todos tenham que conviver cada vez mais com as inovações e expressões lançadas todos os dias. O videogame há muito tempo deixou de ser um brinquedo somente para crianças ou adolescentes. Muitos jovens, adultos e até os idosos gostam de se aventurar no mundo dos games.

Independente de sexo ou idade, um dia consequentemente todos irão esbarrar com esse ‘mundo paralelo’ e precisam saber o mínimo para não ficarem perdidos. Existe uma expressão muito usada atualmente e que muitos não sabem o que significa, chamada Gameplay. E você sabe o que significa GamePlay?

Mas afinal, o que significa GamePlay?

A expressão GamePlay, quando traduzida ao pé da letra, significa ‘Jogando o jogo’ ou ‘jogar o jogo’ e é mais ou menos isso que ela quer dizer. Ao digitar tal expressão ao lado do nome de um determinado jogo em um site de pesquisa qualquer, você encontrará alguém explicando como este jogo pode ser jogado. Em outras palavras, o GamePlay é a explicação de um jogo dada por um jogador mais experiente.

O nascimento do GamePlay

Se está pensando que o GamePlay é algo recente, comece a repensar a sua ideia. Quando a febre de jogos começou a se espalhar em todo o mundo, no inicio dos anos 2000, a internet já era bem difundida, entretanto, não tinha a velocidade e capacidade de interação que tem hoje.

Por volta de 2006, muitos jogadores mostravam aos amigos e conhecidos como era jogar determinado jogo, mas não da forma que é hoje, pelo GamePlay, e sim através de screenshots. Para quem não sabe os screenshots são as capturas de telas através de imagens, o que muitas pessoas conhecem no computador como ‘printscreen’.

Os screenshots dos jogos eram acompanhados de textos que explicavam a forma de jogar. Essa técnica ficou conhecida como “Let’s Play” e deu origem ao hoje conhecido GamePlay. O Let’s Play é mais parecido com um tutorial de algum programa, mas tem a mesma função que o irmão mais novo. Enquanto isso, o GamePlay é formado por vídeos, muitas vezes bastante longos, onde jogadores experientes mostram como se joga e ao mesmo tempo falam as técnicas utilizadas no jogo, ou seja, um tutorial do século XXI.

[captura]

Para quê serve e quem utiliza o GamePlay?

Depois de saber do que se trata exatamente o GamePlay, agora é a hora de saber para quê ele serve exatamente e quem são as pessoas que mais utilizam tal artifício. A principal função do GamePlay é auxiliar jogadores a passar por fase de algum jogo. Funciona assim: um jogador mais experiente está jogando uma fase mais avançada de um determinado jogo, ele consegue passar de fase, mas existem outros tantos que não conseguem.

Os jogadores que não conseguem passar da fase ou então que querem saber como um jogador mais experiente joga, assiste ao vídeo e tenta reproduzir ou melhorar a técnica ensinada através do vídeo. Como já foi dito anteriormente, quem utiliza o GamePlay normalmente são homens que têm de 13 a 45 anos, mas ultimamente mulheres vem se interessando muito por essa área. Na realidade, as plataformas de acesso ao GamePlay tem a idade de 13 anos como mínima, mas em eventos do tipo pode ser encontrado facilmente, crianças de 9 ou 10 anos.

Estes jovens que utilizam o GamePlay não o fazem única e exclusivamente para aprender a jogar o jogo. Alguns assistem esse longos vídeos, para ter certeza se querem comprar o jogo, pois muitos são caros e por isso comprar um jogo e não gostar é a mesma coisa que jogar dinheiro fora.

Além desses possíveis compradores do jogo, existem ainda os jovens que assistem aos vídeos para entender como funciona e para fazer também os vídeos sobre os jogos que gostam e jogam.

Procure usar o GamePlay

Se você é um jogador, sabe que o GamePlay foi criado principalmente para ajudar e conhecer os jogos novos. Mundialmente famosa, aqui no Brasil, a prática chegou com força há pouco tempo, mas veio para ficar. Os vídeos fazem muito sucesso e se quiser fazer parte dessa legião que acompanha e vibra com esses vídeos. Entre em um site de buscas, digite o nome do jogo que está querendo conhecer ou descobrir como passar para uma nova fase e o nome ‘GamePlay’ ao lado, é só clicar, assistir e entrar no mundo dos videogames!

 

Mais não é disso que estamos falando aqui, não é verdade?
Queremos apresentar o GamerPlay que somos nois. Isso mesmo, eu, você, seu irmão, teu primo, aquele Youtuber que você gosta de ver. Todos somos Gamers, uns mais que outros.

 

Aproveita ai, que a partir de agora vou postar coisas interessantes sobre isso. 😉

Amante de jogos digitais e estudante de Marketing, criei esse site para compartilhar toda a minha experiencia em games com as novas gerações.