Microsoft derrota FTC na justiça e compra da Actisivion pode acontecer a qualquer momento
Em 12 de julho de 2023 a juíza Jaqueline Scott Corley decretou a vitória da Microsoft no caso pela aquisição da Activision. A juíza achou infundada as acusações impostas pelo FTC e com base nas declarações em juízo e publicas com o compromisso de garantir lançamentos de Call of Duty no Playstation igualitarias ao Xbox por 10 anos e acordo com a Nintendo. Com isso, a fabricante do Xbox pode anunciar a compra da Activision a qualquer momento.
A aquisição da Activision pela Microsoft foi descrita como a maior da história da tecnologia. Merece escrutínio. Esse escrutínio valeu a pena: a Microsoft se comprometeu por escrito, em público e no tribunal a manter Call of Duty no PlayStation por 10 anos em paridade com o Xbox.
Ela fez um acordo com a Nintendo para trazer Call of Duty para o Switch. E fez vários acordos para trazer pela primeira vez o conteúdo da Activision para vários serviços de jogos em nuvem. A responsabilidade deste Tribunal neste caso é estreita.
É para decidir se, apesar dessas circunstâncias atuais, a fusão deve ser interrompida — talvez até encerrada — enquanto se aguarda a resolução da ação administrativa do FTC.
Pelas razões expostas, o Tribunal considera que o FTC não demonstrou probabilidade de prevalecer em sua alegação de que essa fusão vertical específica nesse setor específico pode diminuir substancialmente a concorrência.
Pelo contrário, a evidência recorde aponta para um maior acesso do consumidor a Call of Duty e outros conteúdos da Activision. Assim, REJEITA-SE o pedido de liminar.
O julgamento que teve 5 dias de intensos depoimentos de ambas partes, se deu por vitoria da Microsoft nessa terça-feira. Dessa forma, resta apenas convencer o regulador britânico (CMA) para garantir a aquisição.
Vale lembrar que o FTC ainda pode apelar em, no máximo, três dias.
Amante de jogos digitais e estudante de Marketing, criei esse site para compartilhar toda a minha experiencia em games com as novas gerações.