Review: PlayerUnknown's Battlegrounds no XBOX ONE e PC

Review: PlayerUnknown’s Battlegrounds no XBOX ONE e PC

PlayerUnknown’s Battlegrounds √© um jogo din√Ęmico, que torna praticamente imposs√≠vel analise a performance de uma vers√£o e compar√°-la com seguinte, por isso apenas podemos oferecer observa√ß√Ķes gerais. Jogamos o jogo na Xbox One e Xbox One X, passeando no lobby e jogando em equipa, capturando o progresso. A verdade √© que, a natureza vari√°vel faz com que PUBG mude de jogo para jogo, de momento para momento, mas com esta t√©cnica, temos as duas consolas a correr no mesmo servidor e geralmente, a correr as mesmas cargas de renderiza√ß√£o.

Algo que queremos dizer j√° √© que apesar da qualidade visual permanecer pobre, a grande diferen√ßa nas texturas entre a Xbox One e a X parecer ter sido encurtada, mas ainda existe arte de m√° qualidade em abund√Ęncia nas duas – como os destro√ßos – reduzidos a um aglomerado de pixeis mal filtrados. A anti-aliasing est√° diferente – especialmente na Xbox One – onde o filtro pouco n√≠tido foi reduzido, conseguindo um aspecto mais n√≠tido.

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Mas √© a performance que mais precisa de melhorias e apesar das m√©dias do r√°cio de fotogramas terem sido melhoradas, ainda existem graves problemas. PUBG tem a tend√™ncia para arrancar com r√°cios de fotogramas pobres no lobby, estabilizando apenas minutos mais tarde. Ainda existem problemas aleat√≥rios que afundam a performance e a abund√Ęncia de vegeta√ß√£o parece causar problemas. A X consegue manter melhor o n√≠vel de performance, enquanto a consola base sofre em momentos de stress. Algumas √°reas do mapa ainda causam problemas e conduzir um ve√≠culo a grande velocidade tamb√©m afeta as duas consolas. Tamb√©m sofremos alguns congelamentos que nos levaram para o menu da consola (felizmente, podes entrar logo no mesmo servidor depois disto acontecer).

O maior problema √© que o netcode est√° menos est√°vel do que antes. De acordo com os nossos seguidores no Twitter, o micro tele-transporte e ‘rubber banding’ come√ßou antes de chegar a primeira atualiza√ß√£o, mas persiste na nova vers√£o. Isto pode acontecer a qualquer momento, mas ocorre com mais frequ√™ncia no in√≠cio do jogo. At√© podes ver ecr√£s de erro de rede, mas a incapacidade para passar por uma porta ainda √© comum. O problema surge mais vezes quando est√£o outros jogadores presentes – os momentos em que o controlo deveria ser menos comprometido. De momento, a experi√™ncia pode ser divertida, mas √© igualmente frustrante o suficiente para tornar dif√≠cil justificar o pre√ßo pedido.

A latência nos comandos também parece manter-se. Graças a Nigel Woodall e ao seu esquema inovador de monitorização de latência nos comandos, temos algumas medidas Рnão são boas. Em testes com várias armas, o tempo entre pressionar o botão e o resultado no ecrã é de 8 a 9 fotogramas Р133ms a 150ms. Quando o jogo não corre a 30fps, podes contar com maior latência ainda, em cima da latência adicionada pelo teu ecrã. Para um FPS, é essencial a menor latência possível e tendo em conta o limite a 30fps, o alvo deveria ser 83-100ms aqui. Resumindo, até ficar bom, PUBG ainda tem um longo caminho pela frente.

Depois de jogar o jogo no lan√ßamento e agora com a atualiza√ß√£o, estamos incertos quanto ao jogo. O conceito e v√°rios aspectos da execu√ß√£o est√£o excelentes – e apesar dos v√°rios problemas, √© divertido sempre que jogamos. No entanto, os imensos problemas t√©cnicos tornam dif√≠cil de engolir pagar 29.99‚ā¨. Sim, √© Acesso Antecipado, mas ao mesmo tempo, √© dif√≠cil compreender o porqu√™ do jogo n√£o ter recebido uma beta quando precisava. Poderia ter dado √† equipa informa√ß√£o √ļtil sobre a optimiza√ß√£o e os jogadores teriam uma ideia do estado do jogo antes de gastar dinheiro no que √© c√≥digo muito inicial.

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Ao mesmo tempo, com a Microsoft t√£o envolvida nisto, ficamos a pensar onde foi estabelecida a linha para o controlo de qualidade. √Č suficiente espetar ‘Game Preview Edition’ na caixa para justificar um jogo t√£o pobre em v√°rios aspectos e que n√£o passaria no controlo de qualidade necess√°rio para um jogo normal? Os problemas de micro tele-transporte e ‘rubber-banding’ s√£o aceit√°veis quando ainda tens de pagar uma subscri√ß√£o Xbox Live Gold? Por mais brilhante que seja o conceito, aconselhamos esperar at√© muitos destes problemas serem corrigidos e a vers√£o Xbox One de PUBG tem meses pela frente para l√° chegar.